[ 15 / 09 / 2021 ]

Economia Circular está em evidência!

Em 2010, quando pouco nela se falava, aprovamos a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei 12.305/2010, da qual fui relator. Um marco legal que instituiu princípios e instrumentos para promover uma revolução na forma de lidar com os resíduos sólidos no país. Princípios como o da “Ecoeficiência”, incluídos na PNRS em função da necessidade de repensarmos nossa forma de produzir e consumir.

Leia Mais
[ 10 / 08 / 2021 ]

O biodiesel brasileiro, a descarbonização do transporte e o aquecimento global 

O Biodiesel é um sucesso. Promulgada em 2017, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) criou uma agenda positiva que induz eficiência e valoriza os investimentos em tecnologia limpa. O Crédito de Descarbonização (CBIO), a moeda verde do RenovaBio, é emitido por usinas que comprovam sustentabilidade em seu processo produtivo – no ano passado, foram negociados 14,8 milhões de CBIOs, o que rendeu um recurso de R$ 650 milhões.

Leia Mais
[ 08 / 07 / 2021 ]

AUMENTANDO INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA

As Debêntures de Infraestrutura ampliarão os investimentos na infraestrutura nacional, fundamentais na retomada do crescimento econômico, gerando emprego e renda. Isto será garantido pelo PL 2646, de 2020, aprovado na Câmara dos Deputados e que tive a honra de relatar.

Leia Mais
[ 02 / 07 / 2021 ]

COOPERAR E CRESCER  

O Dia Internacional das Cooperativas é comemorado no primeiro sábado de julho no mundo todo. Transmite otimismo e apresenta dados desta forma de organização virtuosa para o trabalho e capaz de distribuir renda como nenhuma outra. Celebramos a data comemorando o crescimento do cooperativismo brasileiro e apresentando ideias de avanços para ele crescer ainda mais.

Leia Mais
[ 31 / 05 / 2021 ]

A CHANCE DO BRASIL

Não afirmamos que somos um modelo perfeito de desenvolvimento sustentável, reconhecemos os “pecados” que cometemos, mas devemos destacar que possuímos uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo – mais de 80% de toda a energia gerada no país vêm de fontes renováveis, a maior parte, hídrica.

Leia Mais
[ 28 / 05 / 2021 ]

SUSTENTABILIDADE NA REFORMA TRIBUTÁRIA

Não tardará o dia em que a “responsabilidade socioambiental” deixará de ser uma opção para as organizações –será uma questão de sobrevivência. As bases para essa mudança de pensamento começaram a ser solidificadas ainda na década de 1970, quando a ideia de “desenvolvimento sustentável” foi proposta na Primeira Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, na Suécia, em 1972.

Leia Mais
[ 28 / 04 / 2021 ]

Viva a Embrapa, a Ciência e o Agro

No início da década de 1970, soubemos investir inteligentemente na nossa agricultura e os frutos colhemos até hoje – o país se transformou em uma das maiores potências agrícolas e exportadoras de alimentos do mundo. O marco para essa transformação foi a criação, em 1973, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

Leia Mais
[ 26 / 04 / 2021 ]

RETOMADA SUSTENTÁVEL

A pandemia da covid-19 é, realmente, algo sem precedente na história recente da humanidade. Enormes pacotes fiscais emergenciais foram implementados tentando mitigar os efeitos de uma crise econômica global que, segundo previsões, será a pior desde a Grande Recessão, de 1930. 

Leia Mais
[ 01 / 04 / 2021 ]

Páscoa de Esperança 

A Páscoa 2021 é um convite à esperança em um ano que começou tão complicado. É um respiro de renovação em nossos corações. A lembrança de que é preciso ressurgir das dificuldades, ressuscitar o que há de melhor em nós. É um significado forte para a união em uma data onde muitas religiões celebram o mesmo sentimento: o Recomeço.  

Leia Mais
[ 22 / 03 / 2021 ]

Água, um bem finito. Água, um recurso estratégico

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 900 milhões de pessoas não têm acesso à quantidade de água mínima para as necessidades básicas e 27% da população urbana não está ligada a redes de abastecimento. Com a perspectiva de a escassez hídrica afetar dois terços do mundo até 2050, criam-se as condições ideais para um século marcado por conflitos em torno desse recurso natural.

Leia Mais
[ 12 / 02 / 2021 ]

FIAGRO

O setor agropecuário passará a contar com nova fonte de financiamento. O FIAGRO! Isto significará mais recursos, empregos, atividade e renda. O nosso setor agroindustrial poderá crescer e continuar a ser o polo dinâmico da retomada econômica.

Leia Mais
[ 19 / 01 / 2021 ]

PNPSA destaca compromisso com agricultura sustentável 

É um reconhecimento àquilo que se faz pela preservação. Não só na área rural, mas na área urbana também. Do ponto de vista de cuidados ambientais, acreditamos na sustentabilidade da nossa agricultura e que, no Brasil, meio ambiente e agricultura podem conviver em equilíbrio. Somos o país que mais cresce em eficiência e produtividade e, portanto, esse convívio em harmonia é fundamental para a organização de uma agenda pública que contemple as necessidades de ambos os setores. 

Leia Mais
[ 21 / 12 / 2020 ]

NATAL RENOVADO

Foi um ano difícil, repleto de desafios e aprendizados. Mas também um momento em que foi possível descobrir novas formas de estar presente na vida das pessoas. Agora, perto ou longe, é tempo de celebrar e agradecer a Vida! Celebremos a luz do Natal que faz brotar em nossos corações a esperança de um novo tempo de paz, saúde e amor.

Leia Mais
[ 11 / 11 / 2020 ]

MUNICÍPIOS E O FUTURO

As eleições municipais são o pleito por meio do qual escolhemos os gestores do município, da nossa cidade, onde se dá, em última instância, a vida cotidiana das pessoas. É nesse espaço que são aplicadas as políticas públicas que influenciam a vida dos cidadãos, programas que sejam bem articulados com os  governos federal e estadual.

Leia Mais
[ 06 / 11 / 2020 ]

NOSSA AGRICULTURA É SUSTENTÁVEL

É importante ressaltar que o Brasil está sempre na zona central dessa discussão ambiental por causa das nossas características, de grande produtor mundial de alimento. Sabemos que muita coisa precisa ser feita para controlar o desmatamento, em especial na Amazônia Legal, e enfrentar os incêndios que devastam o Pantanal, porém, nessa “guerra ambiental”, estamos perdendo mesmo é a batalha das narrativas.

Leia Mais