NATAL RENOVADO

Por: Assessoria de Comunicação

A decoração do Natal 2020 será a mesma, as luzes de sempre, os Papais-Noéis e o mesmo menu da ceia, já tradicional. Mas o Natal 2020 e o Novo Ano nos impõem a Renovação.

Abertura para um novo mundo que vem surgindo e que pode ser resumido perfeitamente neste evento que mobiliza famílias e amigos ao redor do mundo todo: após tantas dificuldades, José e Maria encontraram um lugar sereno e paz para trazer Jesus ao mundo. Neste ano, todos sabemos, a pandemia mudou todos nós. Por isso, nosso Natal diferente deve reafirmar o que é importante: a união, a fé, a paz e a confraternização. Ao redor da mesa na noite do dia 24 e no almoço do dia 25 estaremos em menor número, mas precisamos ganhar em intensidade, esperançosos!

Algumas coisas serão diferentes, com certeza. Menos aglomerações, menos viagens, mais saudades e a certeza de que nada substitui o abraço físico de “Feliz Natal”. Mas permanece a ideia do Natal, o nascimento, o recomeço permanente. Encontrando alternativas para driblar a saudade, pela internet, telefone, usando o celular ou computador, vários e diferentes serão os meios de estarmos perto de quem amamos respeitando o distanciamento social. Desafios de um novo normal que também trouxe lições importantes como a valorização de quem amamos e como é bom estar mais em casa com a família.

Destaco ainda uma onda de solidariedade emocionante: foram R$ 6 bilhões em auxílios de diversos tipos mapeados pelo Monitor de Doações. Mais, mais do que a cifra, o Natal do ano da pandemia traz como seu principal valor o de recordar a todos nós o papel da cidadania em nossas vidas.

É no pulsar da Vida, reconhecendo desafios comuns e combinando recursos, energias e competências para superá-los que reside a condição primeira da ação coletiva em qualquer tempo. Que a união e a solidariedade tão presentes nesta época do ano permaneçam em todos os outros dias. O pós-pandemia exigirá responsabilidade consigo e com o outro como temos visto nas medida de prevenção ao coronavírus. Novas relações se estabeleceram e novas demandas surgiram.

A crueza de nossas desigualdades se fez mais evidente do que nunca. A pandemia nos recordou que ninguém existe sozinho e a fragilidade coletiva será sempre de todos. Por outro lado, pela primeira vez na História, a Ciência foi capaz de inventar, testar e produzir em tempo recorde mais de uma vacina para combater um vírus até então desconhecido. A notícia sobre o início do programa de vacinação em alguns países já neste mês, e ao que tudo indica toda sua população até junho de 2021, traz otimismo!

Ao lado da importância renovada de políticas públicas para responder com efetividade aos desafios, cresce também a expectativa sobre o setor privado, que precisa fazer sua parte. Consumidores, acordos comerciais e todo tipo de negócio passam a ser guiados pela governança, sustentabilidade ambiental e justiça social – o chamado conceito ESG.

Foi um ano difícil, repleto de desafios e aprendizados. Mas também um momento em que foi possível descobrir novas formas de estar presente na vida das pessoas. Agora, perto ou longe, é tempo de celebrar e agradecer a Vida! Celebremos a luz do Natal que faz brotar em nossos corações a esperança de um novo tempo de paz, saúde e amor.

E que no próximo Natal possamos estar todos juntos, fisicamente, mais uma vez!

Um Feliz Natal!

Um ótimo 2021!

comentários