Arnaldo Jardim participa de discussão sobre as oportunidades da economia circular

Por: Assessoria de Comunicação

O deputado federal Arnaldo Jardim participa na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, do Encontro Economia Circular e a Indústria do Futuro, no WTC São Paulo, na capital paulista. A realização é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O objetivo do evento é dialogar sobre a adoção de princípios de circularidade e o desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria do futuro. Serão identificadas políticas públicas e linhas de financiamento que incentivem a economia circular no Brasil.

Também serão apresentadas oportunidades de novos modelos de negócios e compartilhadas experiências nacionais e internacionais na transição para essa nova economia. A conversa terá a participação de representantes dos setores empresarial, mercado financeiro e do poder público.

A economia circular tem sido objeto de atenção dos principais fóruns de governança global, inclusive no G7 e no G20, e nas decisões estratégicas das empresas. O Brasil enfrenta, no entanto, desafios institucionais para incluir novos modelos de negócios no processo produtivo.

Há a necessidade de avaliar o potencial de inserção de práticas circulares na economia, identificar os obstáculos para a implementação dessa agenda e agir para viabilizá-la.

“O modelo econômico ‘extrair, transformar, descartar’ da atualidade está atingindo seus limites físicos. A economia circular é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, e eliminar resíduos do sistema por princípio”, destaca Arnaldo Jardim.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado federal Arnaldo Jardim – Cidadania/SP

comentários