Concessões e PPPs no Brasil são destaque de webinar da Frente Parlamentar de Infraestrutura e Logística

Por: Assessoria de Comunicação

Relator da proposta de novo marco legal das PPPs (Projeto de Lei 7063/17), o deputado federal Arnaldo Jardim participou na sexta-feira, 17 de julho, do webinar “Concessões e PPPs no Brasil”. O debate foi promovido pela Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística e pelo Instituto Brasil Logística (IBL).

“A questão de investimentos para economia já era discutida no ano passado, e ficou ainda mais necessária neste ano com a pandemia. A relação da dívida pública-PIB subiu para quase 100%. Isso mostra a necessidade de reformas estruturais e oportunidades de atrair investimentos”, destacou Arnaldo Jardim, enumerando que “a União fez ao longo dos últimos anos apenas 1 PPP”.

O deputado lembrou da “convergência que tivemos na aprovação do relatório, abrimos um diálogo com o governo, que se convenceu dessa necessidade. O governo se mobilizou para apresentar ideias e convergências foram estabelecidas. E veio a pandemia”.

Antes do isolamento social, o novo marco legal foi discutido com diversas entidades em vários Estados brasileiros em seminários e audiências públicas. Além disso, lembrou Jardim, já houve também um diálogo com o Senado Federal para facilitar a tramitação da proposta naquela Casa.

“Temos que encarar a iniciativa privada como parceira, e não com desconfiança. Muitos investimentos essenciais foram feitos pela iniciativa privada. Trabalhamos diariamente discutindo a infraestrutura do Brasil. Estamos à disposição de entidades como a ABCR para trabalhar em parceria. Estamos abertos a isso”, se dispôs o deputado federal Edinho Bez, da Frenlogi – que existe desde 2009 e foi reinstalada no ano passado.

Moderado por Tiago Lima, vice-presidente do IBL, o webinar teve ainda participação do diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão; e do presidente da Associação Brasileira de Concessionárias Rodovias, Cezar Borges.

comentários