Coronavírus: Arnaldo Jardim se reúne com setor produtor de flores de Holambra em busca de medidas para conter perdas

Por: Assessoria de Comunicação

Na manhã desta sexta-feira (20/03) o deputado Arnaldo Jardim participou de reunião, por vídeo conferência, com Fernando Fiori, prefeito de Holambra, professor Marcos Fava Neves, Alberto Amorim e Carlos Fernandes, secratário de Abastecimento da prefeitura de São Paulo, e produtores de flores e plantas ornamentais do município de Holambra. Na pauta, as medidas para conter a crise do setor devido à pandemia do coronavírus.

O setor de flores vem enfrentando grande queda nas vendas devido a cancelamentos de festas e eventos, fechamentos de comércios e trânsito dos produtos e contabiliza que, inicialmente, sofreu perdas de aproximadamente 70%. Se nenhuma ação for tomada urgentemente, o setor acredita que enfrentará uma perda de 100%, impactando negativamente e até inviabilizando a produção.

Durante a reunião, o deputado Arnaldo Jardim ouviu os relatos dos produtores, as sugestões do professor Marcos Fava Neves referentes a medidas de comercialização em supermercados e hipermercados. Carlos Fernandes sugeriu medidas de comercialização em feiras livres e liberação de trânsito de caminhões para este tipo de produto. Jardim se comprometeu, diante do grave quadro que atingiu o setor de flores e plantas ornamentais, a buscar com o auxílio dos participantes da reunião, soluções junto à Prefeitura de São Paulo e aos governos estadual e federal medidas para mitigar os prejuízos ao setor.

O prefeito Fernando Fiori lembra que “flores são alimentos para alma” e que neste momento de crise são um alento às famílias.

Segundo Jardim, é preciso olhar com atenção para este setor, assim como para todos os outros. Ele reconhece o árduo e dedicado trabalho que tem desenvolvido o prefeito Bruno Covas e o governador João Doria, mas neste caso, onde as perdas podem chegar à inviabilização da produção e até descontinuidade da atividade, deve-se ter um olhar mais intenso. “Além do apoio emocional que representam as flores, a alegria e esperança aos enfermos e familiares, elas trazem vida e boa energia para nossos lares. Vou me empenhar em buscar medidas para reduzir as perdas que castigam todos os elos da cadeia de produção, beneficiamento, transporte e comercialização deste importante setor”, destacou o deputado.

comentários