Dia Mundial do Café

Por: Assessoria de Comunicação

No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio, data que homenageia uma das bebidas mais amadas do mundo.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos. A produção paulista conduzida por 16 mil cafeicultores nos principais cinturões cafeeiros é responsável por quase 80% da produção do Estado: Alta Mogiana de Franca; Mantiqueira de São João da Boa Vista; Espigão Garça/Marília; Sudoeste de Ourinhos e Mantiqueira de Bragança Paulista.

Enquanto secretário da agricultura de São Paulo trabalhei e apoiei as iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC) fomentando novas cultivares de café, sempre incentivando a pesquisa e  novas tecnologias.

Desta forma, lembro ainda da Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do IAC e o trabalho da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da nossa Secretaria de Agricultura que trabalhando juntas tiveram importante papel no desenvolvimento da agricultura e da agroindústria. O Instituto Agronômico que deu início, ao programa de revitalização do Banco de Germoplasma de café e ampliou cuidados para intensificar a área de pesquisas.

Tivemos ainda o apoio tecnológico ao cafeicultor desenvolvido pela Cati. Que permitiu incorporar várias cooperativas dentro do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado, apoiando o nosso produtor de café para que ele tenha mais condições de agregar valor a seu produto e gerar renda para sua família.

Ainda que a liderança da produção de café no Brasil pertença a outros Estados, São Paulo concentra a maior parte dos negócios envolvendo o Café. Pelo Porto de Santos, escoa-se mais de 80% dos embarques internacionais do produto. Processando cerca de 5 milhões de sacas ao ano, a indústria torrefadora paulista supre a demanda do mercado estadual e ainda atende outras unidades da federação.

Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

Café Orgulho Nacional! Paixão Mundial!

comentários