Eficiência dos gastos públicos foi tema de encontro com Rodrigo Maia em Brasília

Por: Assessoria de Comunicação

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) participou nesta terça-feira, 5 de novembro, em Brasília, de um encontro para discutir políticas de gastos governamentais no Brasil e na América Latina. A base para as discussões foi o livro “Melhores gastos para melhores vidas: Como a América Latina e o Caribe podem fazer mais com menos”, de Alejandro Izquierdo, Carola Pessino e Guillermo Vuletin.

O encontro foi realizado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência oficial e contou também com a presença do chefe da representação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Hugo Flórez Timorán, de outros deputados e dos autores do livro.

A obra questiona “Como resolver o quebra-cabeças de maiores demandas dos cidadãos versus o fortalecimento fiscal?” e sugere que a resposta tem a ver com a eficiência fiscal e com o gasto inteligente, e não necessariamente com a solução padrão de fazer cortes generalizados de gasto público para alcançar a sustentabilidade fiscal, por vezes a um grande custo para a sociedade. Trata-se de fazer mais com menos.

“É um livro muito esclarecedor porque aborda experiências sobre políticas exemplares de aplicação de recursos que acabam dando melhor impacto na vida das pessoas, inclui várias recomendações de políticas sobre como melhorar a eficiência nos gastos do governo, como a redução de demoras na execução e sobre custos nos projetos de infraestrutura, assim como a corrupção na aquisição de bens”, ressaltou Arnaldo Jardim.

 

Assessoria de comunicação

Deputado federal – Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)

comentários