Encontro dos Amigos de Arnaldo Jardim reúne lideranças de 37 municípios em Ribeirão Preto

Por: Assessoria de Comunicação

O mandato de deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) reuniu em Ribeirão Preto, no sábado, 11 de janeiro, cerca de 300 pessoas de 37 municípios da região para orientar lideranças políticas, do agro e do cooperativismo sobre as Eleições 2020. O Encontro com Amigos do Arnaldo Jardim repassou informações sobre comunicação e legislação para atuais e futuros vereadores e vereadoras e prefeitos e prefeitas paulistas.

O evento no Clube dos Comerciários de Ribeirão reuniu lideranças de: Aramina, Ituverava, Guará, São Joaquim da Barra, Miguelópolis, Guaíra, Barretos, Guaraci, Monte Azul Paulista, Cajobi, Ipuã, Orlândia, Franca, Jardinópolis, Patrocínio Paulista, Brodowski, Serrana, Batatais, Cajuru, Santa Cruz da Esperança, Cássia dos Coqueiros, Pontal, Viradouro, Pradópolis, Sertãozinho, Jaboticabal, Monte Alto, Guariba, Santa Ernestina, Guatapará, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Nuporanga, Bebedouro e Cravinhos.

“Temos reunido aqui um público de qualidade que compartilha dos valores do trabalho, da seriedade e da ética, que já faz ou está no caminho para fazer a boa política. Este é um evento para termos um norte para nossa campanha em 2020 nos municípios. E eu adoro campanha, estarei presente para fazermos as visitas juntos, para definirmos um plano juntos, ajudando na negociação das coligações que serão necessárias. Vamos estar juntos nas eleições municipais”, garantiu Arnaldo Jardim.

A plateia recebeu orientações sobre, por exemplo, as mudanças no comportamento do eleitor e o que ele espera da comunicação de um candidato neste ano. O assessor parlamentar Sérgio Murilo Hermógenes palestrou sobre o tema lembrando que neste ano os eleitores buscam um candidato que resolva os problemas da população, indo além da simpatia e da amizade.

“E tenham cuidado com as fake news. O eleitor precisa sentir confiança naquilo que vocês como candidatos estão divulgando, ele precisa acreditar em você”, orientou, adicionando que é importante realizar cadastros com e-mails e telefones para formar uma base de dados para realizar essa divulgação.

Ex-vereadora e ex-prefeita e atual vereadora em Sertãozinho, Neli Tonielo (Cidadania) falou em nome das mulheres e atentou àqueles que querem se candidatar que é preciso começar já o trabalho, não deixar para a última hora. “Além disso, eu gostaria de agradecer muito ao Arnaldo Jardim, em nome da nossa população, pela liberação de tantas emendas, não só para o meu município, mas tenho certeza de que para todos os municípios que estão aqui representados”, completou

Especialista em legislação eleitoral, o advogado Hélio Navarro participou do encontro destacando que “eu costumo dizer que é nos municípios que a vida efetivamente acontece. Os vereadores e prefeitos que estão aqui são quem efetivamente está na ponta dessa relação, quem tem que trazer resultado para os municípios. Por isso neste ano teremos uma eleição muito importante para o País”.

Abaixo algumas orientações de Hélio Navarro sobre as mudanças na legislação para as Eleições 2020:

– Vedação da coligação para eleições proporcionais (vereadores) – fim do chamado “Efeito Tiririca”.

– Alteração no número de candidatos. Antes as coligações tinham até 200% do número de vagas. Com o fim das coligações, passamos a ter cotas individuais dos partidos, que têm até 150% das vagas destinadas à Câmara por partido (o que deve gerar aumento no número de candidatos).

– Domicílio eleitoral: antes, o candidato tinha que estar domiciliado no município que disputa as eleições até o ano anterior à data das eleições – agora o prazo foi reduzido para seis meses – até 4 de abril pode fazer a alteração de domicílio.

– O fundo especial para o financiamento de campanhas eleitorais (que deve ser julgado pela justiça eleitoral em meados de junho), diferentemente do fundo partidário, é destinado às despesas do processo eleitoral.

– Impulsionamento de publicações nas redes sociais: a partir deste ano será permitido impulsionar as publicações (exceto no WhatsApp) e deve constar na publicação que ela é patrocinada.

– Esta despesa com impulsionamento deve constar como despesa eleitoral. Deve ser lançada na sua contabilidade.

– Os chamados robôs virtuais são proibidos, não contrate.

– Pode divulgar que é pré-candidato, mas não pode pedir voto antes da campanha de fato autorizada conforme o calendário eleitoral.

– Assessoria advocatícia e contabilidade não estão sujeitas aos limites de gastos durante o processo eleitoral.

– Atenção aos prazos do processo eleitoral. Observe para os compromissos que você tem como candidato, mas também os compromissos para o seu eleitorado (exemplo: transferência de título).

– Atenção com as Fake News. Não compartilhe nem gere notícias falsas.

– Pessoa jurídica não pode fazer doação.

– Pessoa física está limitada a doar até 10% dos seus rendimentos declarados no ano anterior.

– Antes de qualquer medida, busque sempre a orientação de uma assessoria contábil/jurídica.

Confiram as fotos do evento em: https://flic.kr/s/aHsmKGpNTq
Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Arnaldo Jardim – Cidadania/SP

comentários