O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) participará em Pompeia, na manhã do próximo sábado, 23 de novembro, das comemorações dos 40 anos da Fundação Shunji Nishimura. A Fundação surgiu de um sonho, em 1979, do fundador da Jacto, Shunji Nishimura.
De imigrante pobre, que veio do Japão apenas com sonhos e esperança, trabalhou como boia-fria na colheita de café, foi garçom e mecânico. Após ter construído uma das maiores fábricas de pulverizadores agrícolas do mundo, começou a investir na formação de jovens para trabalhar na agricultura. Quando todos achavam que tinha cumprido sua missão, mostrou que não estava satisfeito.
Resolveu retribuir ao Brasil e à agricultura por tudo que lhe ofereceram. Por meio da Jacto criou a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) e, em 1982, inaugurou o Colégio Técnico Shunji Nishimura; em 1989 o Colégio Shunji Nishimura; em 2005 a Escola Profissionalizante Chieko Nishimura e ainda um Museu, onde registra toda a trajetória do próprio fundador, da Jacto e da Fundação.
Após três anos de estudos e de vivência na Fundação, os alunos do curso de Técnico em Agricultura se formam e ganham o mercado de trabalho. Já são mais de 1000 alunos formados que conheceram uma nova filosofia de vida: a filosofia Nishimura, que entre o Japão e o Brasil soma mais de cinco séculos de conhecimento e tradição.
Assessoria de Comunicação
Deputado federal – Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)