Futuro do mercado livre de energia no Brasil é discutido em evento nacional em Salvador

Por: Assessoria de Comunicação

Salvador recebeu entre os últimos dias 21 e 23 o 11º Encontro Anual do Mercado Livre, em Salvador, promovido pelo Grupo Canal Energia | Informa Markets. Integrante da Comissão Especial do Código Brasileiro de Energia Elétrica da Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim participou do primeiro dia de programação como debatedor no Painel 1 – A Reforma Setorial: projetos e tramitação.

 “Em linhas gerais, os consumidores de energia brasileiros estão divididos entre os que podem comprar livremente sua energia elétrica e a imensa maioria, que é cativa das distribuidoras de energia e, portanto, submetida a tarifas reguladas estabelecidas pela Aneeel”, apontou Arnaldo Jardim.

Ele lembrou ainda que na Câmara dos Deputados tramita o PL 1917, de 2015, que dispõe sobre uma ampla reforma no modelo do setor elétrico. “Entre as mudanças, o projeto garante a todos os brasileiros o direito de escolher o seu fornecedor de energia”, pontuou, adicionando que o PL aguarda análise em comissão especial da qual ele faz parte.

O encontro proporcionou com debates e palestras de alto nível com os principais representantes do segmento sobre temas relacionados ao mercado livre de energia, além de proporcionar um ambiente propício para networking dos agentes do setor elétrico.

O evento de três dias contou ainda em sua programação com painéis sobre a comercialização de energia no novo mercado, abordando os novos produtos e serviços oferecidos pelos comercializadores, a venda de excedentes no mercado livro e a negociação de derivativos financeiros de energia.

Também entrou em pauta o futuro da geração centralizada, com a correta alocação de custos e riscos, descotização e alocação do risco hidrológico, comercialização de energia em Itaipu, integração entre gás e eletricidade, contratação de capacidade e novas formas de financiamento.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Federal – Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)

comentários