O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) palestrou na segunda-feira, 9 de setembro, sobre os riscos e as oportunidades para o setor mineral abrindo a programação da Exposibram 2019 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, em Belo Horizonte. Arnaldo Jardim palestrou como presidente da Frente Parlamentar da Infraestrutura do Congresso Nacional no evento que é considerado o mais importante do setor em toda a América Latina.
“Criar um ambiente favorável para os investimentos em infraestrutura é fundamental para termos mais empregos, geração de recursos e melhor qualidade dos serviços públicos. A necessidade de um novo marco regulatório se fundamenta em oferecer aos investidores menos burocracia, garantia de maior segurança jurídica e, principalmente, maior grau de satisfação aos cidadãos”, destacou o deputado, que é relator da Comissão Especial que analisa o novo marco legal para Concessões Públicas de Serviços e Obras, Parcerias Público-Privadas e Fundos de Investimentos em Infraestrutura.
Na abertura, o setor lançou a Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade. O documento estabelece a visão do IBRAM sobre como a indústria minerária irá construir o futuro da mineração e a mineração do futuro. É uma declaração pública de novos propósitos voluntários para a indústria minerária, com metas mensuráveis, verificáveis, reportáveis, críveis, alcançáveis e implementáveis.
Este conjunto de propostas está relacionado a 12 áreas:
1) Segurança operacional;
2) Barragens e estruturas de disposição de rejeitos;
3) Saúde e segurança ocupacional;
4) Mitigação de impactos ambientais;
5) Desenvolvimento local e futuro dos territórios;
6) Relacionamento com comunidades;
7) Comunicação & reputação;
8) Diversidade & inclusão;
9) Inovação;
10) Água;
11) Energia;
12) Gestão de resíduos.
Em paralelo à exposição é realizado o Congresso Brasileiro de Mineração, que atrai a cada edição mais de mil participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará também com palestras e debates sobre o contexto político e socioeconômico global, bem como as perspectivas dos negócios para as próximas décadas anunciadas pelas mineradoras.
A Exposibram reúne expositores do Brasil e exterior por 490 stands, ocupando 13 mil m2, dentro do pavilhão e área externa. Os principais setores expositores são: equipamentos (283), serviços (114), mineração (63), construção (10), siderurgia (8) e tecnologia (8). Participam empresas de 29 países.
O evento será realizado até 12 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Assessoria de Comunicação
Deputado Federal – Arnaldo Jardim