Palestra de Arnaldo Jardim abre edição 2019 do maior congresso de mineração da América Latina

Por: Assessoria de Comunicação

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) palestrou na segunda-feira, 9 de setembro, sobre os riscos e as oportunidades para o setor mineral abrindo a programação da Exposibram 2019 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, em Belo Horizonte. Arnaldo Jardim palestrou como presidente da Frente Parlamentar da Infraestrutura do Congresso Nacional no evento que é considerado o mais importante do setor em toda a América Latina.

“Criar um ambiente favorável para os investimentos em infraestrutura é fundamental para termos mais empregos, geração de recursos e melhor qualidade dos serviços públicos. A necessidade de um novo marco regulatório se fundamenta em oferecer aos investidores menos burocracia, garantia de maior segurança jurídica e, principalmente, maior grau de satisfação aos cidadãos”, destacou o deputado, que é relator da Comissão Especial que analisa o novo marco legal para Concessões Públicas de Serviços e Obras, Parcerias Público-Privadas e Fundos de Investimentos em Infraestrutura.

Na abertura, o setor lançou a Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade.  O documento estabelece a visão do IBRAM sobre como a indústria minerária irá construir o futuro da mineração e a mineração do futuro. É uma declaração pública de novos propósitos voluntários para a indústria minerária, com metas mensuráveis, verificáveis, reportáveis, críveis, alcançáveis e implementáveis.

Este conjunto de propostas está relacionado a 12 áreas:

1) Segurança operacional;

2) Barragens e estruturas de disposição de rejeitos;

3) Saúde e segurança ocupacional;

4) Mitigação de impactos ambientais;

5) Desenvolvimento local e futuro dos territórios;

6) Relacionamento com comunidades;

7) Comunicação & reputação;

8) Diversidade & inclusão;

9) Inovação;

10) Água;

11) Energia;

12) Gestão de resíduos.

Em paralelo à exposição é realizado o Congresso Brasileiro de Mineração, que atrai a cada edição mais de mil participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará também com palestras e debates sobre o contexto político e socioeconômico global, bem como as perspectivas dos negócios para as próximas décadas anunciadas pelas mineradoras.

A Exposibram reúne expositores do Brasil e exterior por 490 stands, ocupando 13 mil m2, dentro do pavilhão e área externa. Os principais setores expositores são: equipamentos (283), serviços (114), mineração (63), construção (10), siderurgia (8) e tecnologia (8). Participam empresas de 29 países.

O evento será realizado até 12 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Federal – Arnaldo Jardim

comentários